Você está aqui: Home Soluções
Problemas que atingem a rede elétrica


Filtro de Linha

Tipo de proteção: Surto, Pico de Energia, Ruído.
Protege os equipamentos contra surtos e picos de energia, e alguns modelos também estão preparados para a filtragem de ruídos elétricos.
Atenção: não confunda este dispositivo com as réguas de tomadas de baixo custo encontradas em abundância no mercado.


Estabilizadores

Tipo de proteção: Subtensões, Sobretensões Surtos, Pico de Energia, ruído.
Regula a tensão de saída. É essencial que incorpore as funções de um filtro de linha para a proteção do hardware.


No-Break

Tipo de proteção: Subtensões, Sobretensões, Surto, Pico de energia, Ruído, Black-out.
Realiza a proteção do hardware, dos dados e dos dispositivos do sistema.
A principal função do No-Break é garantir, no caso de interrupção do fornecimento da energia elétrica, o funcionamento do computador ou de qualquer outro dispositivo a ele conectado com um tempo de funcionamento extra para que o usuário salve seus trabalhos e faça o desligamento seguro e correto do sistema.
No-Breaks de qualidade já incorporam as funções de filtro de linha, garantindo a integridade dos equipamentos a ele conectados, possuindo também programas de gerenciamento para quando da falta da energia elétrica.
obs: É importante alertar ao usuário que um bom aterramento (uso adequado do terceiro pino) é imprescindível para que todos os distúrbios da rede elétrica descritos neste site, tenham os seus efeitos minimizados.
Mostraremos quais são as proteções oferecidas por cada um dos equipamentos. Um ponto importante a ser mencionado é a qualidade do produto.



PROBLEMAS QUE ATINGEM A REDE ELÉTRICA E QUAIS SUAS SOLUÇÕES


subtenesSubtensões
Também conhecidas como quedas de voltagem, as subtensões são diminuições por curto período dos níveis de voltagem.
Este tipo de problema é o mais comum abrangendo mais de 85% de todos os tipos de problemas de energia elétrica.
Normalmente as sub-tensões são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores, ar condicionados, etc.
Em dias quentes, principalmente nos verões, quando sistemas de ar condicionados atingem seus picos de uso ou nos horários do início da noite quando a maioria dos chuveiros elétricos estão ligados, são os momentos mais prováveis das subtensões.


Efeitos causados

Uma queda de voltagem pode drenar a energia que um computador necessita para funcionar e causar congelamentos do sistema, panes inesperadas no sistema resultando em perda de dados, arquivos corrompidos ou mesmo o dano ou comprometimento de uma determinada parte do computador.


Solução de Proteção

ESTABILIZADOR DE TENSÃO: corrige o problema desde que o estabilizador esteja adequadamente dimensionado para a carga. Estabilizadores com transformador subdimensionado e sem o número correto de taps (4), não corrigirão o problema.
No-breaks: somente os com estabilizadores internos com 4 Taps, corrigirão o problema


blackoutBlackout
Perda total de energia, também conhecida como "apagão".
Geralmente são causados por demanda excessiva de energia na corrente elétrica, raios / tempestades, acidentes, etc.


Efeitos causados

Perda do trabalho que não foi armazenado nos meios de armazenamento fixos do computador. a tabela de alocação de arquivos, FAT, pode ser perdida ocasionando a perda total dos dados e informações armazenadas no disco rígido.
Podem durar minutos ou se prolongar por horas. Este evento é o maior causador de prejuízos em empresas. Quanto mais informatizada a empresa, maior o investimento que deverá ser realizado a fim de minimizar ou eliminar a atuação deste evento, minimizando e eliminando o tempo ocioso da produção devido a falta de energia.


SOLUÇÕES

No-break: elimina o problema. Entretanto, o usuário deverá atentar para o tempo de autonomia do nobreak, ou seja, a sua capacidade de fornecer energia durante a interrupção da rede elétrica.


picodetensaoPico de Tensão
Aumento de voltagem instantâneo. Normalmente causado por um raio que caiu próximo a sua instalação ou pela própria companhia de energia elétrica, quando esta retorna com o fornecimento após interrupção de energia.
Um pico de energia pode penetrar em equipamentos eletrônicos através da linha de energia elétrica AC, conexões de rede, linhas seriais ou telefônicas e danificar ou destruir completamente seus componentes.


Efeitos causados

Danos catastróficos ao equipamento, perda de dados.


SOLUÇÃO

ESTABILIZADOR DE TENSÃO: corrige o problema desde que o estabilizador esteja adequadamente dimensionado para a carga. Estabilizadores com transformador subdimensionado e sem o número correto de taps (4), não corrigirão o problema.
No-breaks: somente os com estabilizadores internos com 4 Taps, amenizarão o problema.


surtoSurto
São transientes de alta energia, que muitas vezes atingem a magnitude de kilovolts e aparecem na rede elétrica com muita freqüência, principalmente no verão pela ação de descargas atmosféricas (raios).
De todos os eventos críticos, os surtos de tensão são os potencialmente mais perigosos.


Efeitos causados

provocam grandes estragos, queimando placas de computadores, placas de rede, winchester,
fontes de alimentação, hubs, fiação de rede, etc.
Os efeitos destes transientes na rede telefônica, por terem uma impedância maior que a rede elétrica, são ainda mais danosos. Aparelhos de fac-símiles, KS, PABX e outros equipamentos conectados diretamente à rede telefônica sem a devida proteção, estão condenados a serem seriamente danificados.


SOLUÇÃO

Filtro de linha: quando possuem internamente um componente chamado de supressor de transiente (p/ rede elétrica) e centelhador à gás (p/ rede telefônica) amenizam os problemas.
Estabilizador de tensão: com filtro de linha interno equipado com os componentes descritos no item anterior, também amenizam o problema.
Nobreaks: idem ao estabilizador de tensão
Atenção: não confunda este dispositivo com as réguas de tomadas de baixo custo encontradas em abundância no mercado.


subtenesDistorção Harmônica
Este fenômeno é uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede, do tipo de motores de indução, solenóides, geradores, etc., principalmente aquelas cargas com baixo fator de potência.
EFEITO CAUSADO: Este distúrbio pode provocar uma desenergização momentânea da fonte de alimentação do computador, travando-o.


Soluções

Nobreak Senoidal On-line: somente os nobreaks do tipo on line senoidal corrigem o problema.
Conhecendo os tipos de equipamentos de proteção
Filtro de Linha, Estabilizadores e No-Break

 

 
Voltar

Enquete

Qual produto você tem mais interesse em adquirir?
 

Atendimento Online

Fale Conosco

Tel.:  55 (21) 3073-4057 Vendas
Tel.:  55 (21) 3073-4029 Vendas
Tel.:  55 (21) 3371-1166
Tel.:  55 (21) 3371-8186
Fax.: 55 (21) 3371-4959
E-mail:vendas@energybraz.com.br
comercial@energybraz.com.br
Skipe: artur-lemos
Nextel: 55+21-7712-3222
ID: 14*10914
Rua Pão de Açúcar, 491
Rocha Miranda
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21.540-530
Brasil - BR